
SINOPSE: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.
Desde que essa febre por A Culpa é das Estrelas começou entre os jovens, eu me comprometi a ler pelo menos um livro do autor John Green. O escolhido foi justamente o seu primeiro livro, "Quem é Você Alasca?". E digo agora que foi a melhor escolha que eu pude ter feito.
O livro é separado em duas partes, e cada capítulo marca os dias de "Antes" e "Depois" do grande acontecimento que é o foco da trama.
A história é narrada por Miles Halter, um jovem alto e magrelo, que possui um hobbie um tanto quanto diferente: coleciona últimas palavras de pessoas famosas. O rapaz está cansado de sua vida sem amigos na Flórida e resolve ingressar na universidade de Culver Creek, no Alabama, crendo que talvez assim encontre o seu tão procurado "Grande Talvez".
O que ele não esperava era que com isso conheceria Alasca, uma jovem de belos olhos verdes, enigmática, inteligente e maluca, às vezes infantil, às vezes sedutora.
Não demora muito para que Miles se sinta atraído pela garota. O que não seria um grande problema, pelo menos se ela não tivesse um namorado, Jake.
Miles, apelidado de Gordo no novo colégio, também faz novas amizades: Chip Martin (apelidado de Coronel) e Takumi, um intercambista japonês.
Durante todo esse período em Culver Creek, Gordo passa por novas experiências, influenciado pelas atitudes de Coronel e Alasca. Ele passa a viver a vida de uma forma muito mais intensa, tanto negativa quanto positivamente falando. Todas as suas ações tem consequências, e ele tem de aprender a lidar com elas com o passar do tempo.
E então chega o "Depois", e tenho certeza que ninguém estará preparado para o que acontecerá a partir desta página.
Não há como não se emocionar com tudo o que ocorre, uma reviravolta tremenda na história. O psicológico dos personagens é explorado ao extremo, e temos assim uma visão mais profunda de seus sentimentos e de como aquele acontecimento os afetou.
Com isso, o livro nos faz refletir questões importantes, relacionadas tanto a vida quanto a morte.
E então fica a questão: Como Miles sairá daquele labirinto? Ele achará o seu Grande Talvez?
Com certeza lerei outros títulos de John Green depois de me envolver tão intensamente com uma história. O livro é assim: intenso. Você irá sentir tudo o que os personagens sentem, e irá torcer por todos eles.
O fato de eu ter simpatizado com Alasca também foi um ponto positivo. Apesar de todos os erros que ela comete, você passa a se importar com a personagem ao decorrer da história. Na verdade, a jovem está mais para uma "força da natureza" do que para uma pessoa. Como o próprio Miles diria, "um furacão".
A minha edição é a mesma da imagem apresentada acima. Ela pode parecer um pouco sem graça inicialmente. Mas após a leitura do livro, a margarida na capa adquire um belo sentido.
E é por tudo isso que "Quem é Você Alasca?" ganha 5 batatas na minha resenha.
NOTA:
Olá
ResponderExcluirEu vi no twitter onde divulgou o link do seu blog, por isso resolvi acessa-lo para conferir, achei seu blog muito massa e interessante, se possível acesse o meu blog também, o endereço é esse daqui http://chatosechatolin.blogspot.com.br/ se gostar fique a vontade para comentar, compartilhar até me seguir no twitter. O link do twitter está na página principal logo acima,é só clicar e seguir ou aqui https://twitter.com/chatosechatolin espero que tenha gostado do meu blog, abraços.
Fabio Fraga
Olá Fábio!
ExcluirFico feliz que você tenha gostado do blog! As postagens no momento estão um pouco paradas, já que a outra adm do blog viajou.
Eu vou conferir seu blog agora mesmo, parece interessante!
Se você curtiu e quiser se tornar membro daqui, eu ficaria muito feliz mesmo!
Muito obrigada pelo comentário! Sinta-se livre para comentar quando quiser. Gosto muito de receber sugestões :3
Ana